Programa CPLP Audiovisual - PAV

Os Ministros da Educação e da Cultura, ou os seus representantes, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste reunidos extraordinariamente na cidade de Lisboa, nos dias 14 e 15 de Novembro de 2008, decidiram assinar os Termos de Adesão à Rede DOCTV e aprovar a implementação e execução, a partir de Janeiro de 2009, do primeiro Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (DOCTV CPLP). Esta decisão ambiciona:

  • Ser um estímulo ao intercâmbio cultural e econômico entre os povos da CPLP;
  • a implantação de políticas públicas integradas de fomento à produção e teledifusão de documentários nos países da CPLP;
  • a difusão da produção cultural da CPLP no mercado mundial.
Rextmineuccult 2008

Após o sucesso do DOCTV CPLP, foi decidida a criação do «Programa CPLP Audiovisual», espelhando nos objetivos os Plano Estratégico e Plano de Ação para Cooperação Multilateral na Cultura, aprovados pela Reunião dos Ministros da Cultura da CPLP, realizada em 2014, em Maputo, Moçambique.

Os concursos nacionais do DOCTV CPLP II e do I Programa de Fomento ao Desenvolvimento, Produção e Teledifusão de Obras de Ficção da CPLP (FICTV CPLP) começaram a ser lançados a partir de agosto de 2015 - com a participação da Guiné Equatorial, Estado-Membro da CPLP desde 2014.

Enquadramento do PAV

Eixos Estratégicos: Industrias Culturais e Economias Criativas na CPLP; Diversidade de Expressões Culturais na CPLP e; Internacionalização da CPLP no Domínio da Cultura.

Objetivos: contribuir para o intercâmbio cultural, o aumento do conhecimento mútuo e implementação de políticas públicas integradas de fomento à produção e à teledifusão de conteúdos audiovisuais nos Estados membros da CPLP.

O Programa CPLP Audiovisual, com coordenação do Secretariado Executivo da CPLP, do Instituto do Cinema de Portugal (ICA) e da Secretário dos Audiovisuais (SAV) do Ministério da Cultura do Brasil, junta a denominada “Rede CPLP Audiovisual”.

Logotipo CPLPAV Selo Positivo I

Esta rede é formada pelo conjunto dos Polos Nacionais (Autoridades Audiovisuais e Televisões Públicas nacionais) responsáveis pela execução dos planos de trabalho nos respetivos territórios.

Os Polos Nacionais da Rede do Programa CPLP Audiovisual são:
- Angola: IACAM, Ministério da Cultura, Ministério da Comunicação Social e Televisão Pública de Angola;
- Brasil: Secretaria do Audiovisual e EBC;
- Cabo Verde: Ministério da Cultura, Rádio Televisão de Cabo Verde;
- Guiné-Bissau: Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual e Televisão Guiné-Bissau;
- Guiné Equatorial: Ministério da Cultura e Turismo e RTVGE;
- Moçambique: INAC e Televisão de Moçambique;
- Portugal: ICA e Rádio e Televisão de Portugal;
- São Tomé e Príncipe: Direção Geral de Cultura e Televisão São-tomense;
- Timor-Leste: Secretaria de Estado do Turismo, Arte e Cultura e Radio Televisão de Timor-Leste.

Notícias

Filter
Filtrar por
Filter
Filtrar por
Data
30 Notícias
Página 1 de 3
30 Notícias
Página 1 de 3