Programa CPLP Audiovisual - PAV

Os Ministros da Educação e da Cultura, ou os seus representantes, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste reunidos extraordinariamente na cidade de Lisboa, nos dias 14 e 15 de Novembro de 2008, decidiram assinar os Termos de Adesão à Rede DOCTV e aprovar a implementação e execução, a partir de Janeiro de 2009, do primeiro Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (DOCTV CPLP). Esta decisão ambiciona:

  • Ser um estímulo ao intercâmbio cultural e econômico entre os povos da CPLP;
  • a implantação de políticas públicas integradas de fomento à produção e teledifusão de documentários nos países da CPLP;
  • a difusão da produção cultural da CPLP no mercado mundial.
Rextmineuccult 2008

Após o sucesso do DOCTV CPLP, foi decidida a criação do «Programa CPLP Audiovisual», espelhando nos objetivos os Plano Estratégico e Plano de Ação para Cooperação Multilateral na Cultura, aprovados pela Reunião dos Ministros da Cultura da CPLP, realizada em 2014, em Maputo, Moçambique.

Os concursos nacionais do DOCTV CPLP II e do I Programa de Fomento ao Desenvolvimento, Produção e Teledifusão de Obras de Ficção da CPLP (FICTV CPLP) começaram a ser lançados a partir de agosto de 2015 - com a participação da Guiné Equatorial, Estado-Membro da CPLP desde 2014.

A 2.ª edição do Programa CPLP Audiovisual (2017/2019) foi lançada a 6 de fevereiro de 2017. Este concurso, DOCTV CPLP III, teve como objetivo selecionar nove (um por cada Estado Membro da CPLP) projetos inéditos de documentários que apresentem uma visão original que aborde processos contemporâneos da respetiva realidade nacional.

Enquadramento do PAV

Eixos Estratégicos: Industrias Culturais e Economias Criativas na CPLP; Diversidade de Expressões Culturais na CPLP e; Internacionalização da CPLP no Domínio da Cultura.

Objetivos: contribuir para o intercâmbio cultural, o aumento do conhecimento mútuo e implementação de políticas públicas integradas de fomento à produção e à teledifusão de conteúdos audiovisuais nos Estados membros da CPLP.

O Programa CPLP Audiovisual, com coordenação do Secretariado Executivo da CPLP, do Instituto do Cinema de Portugal (ICA) e da Secretário dos Audiovisuais (SAV) do Ministério da Cultura do Brasil, junta a denominada “Rede CPLP Audiovisual”.

Logotipo CPLPAV Selo Positivo I

Esta rede é formada pelo conjunto dos Polos Nacionais (Autoridades Audiovisuais e Televisões Públicas nacionais) responsáveis pela execução dos planos de trabalho nos respetivos territórios.

Os Polos Nacionais da Rede do Programa CPLP Audiovisual são:
- Angola: IACAM, Ministério da Cultura, Ministério da Comunicação Social e Televisão Pública de Angola;
- Brasil: Secretaria do Audiovisual e EBC;
- Cabo Verde: Ministério da Cultura, Rádio Televisão de Cabo Verde;
- Guiné-Bissau: Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual e Televisão Guiné-Bissau;
- Guiné Equatorial: Ministério da Cultura e Turismo e RTVGE;
- Moçambique: INAC e Televisão de Moçambique;
- Portugal: ICA e Rádio e Televisão de Portugal;
- São Tomé e Príncipe: Direção Geral de Cultura e Televisão São-tomense;
- Timor-Leste: Secretaria de Estado do Turismo, Arte e Cultura e Radio Televisão de Timor-Leste.

Notícias

Filter
Filtrar por
Filter
Filtrar por
Data
32 Notícias
Página 1 de 3
32 Notícias
Página 1 de 3