Secretária Executiva entregou diploma de Embaixadora de Boa Vontade a Fafá de Belém
Nota Informativa
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) entregou, a 28 de outubro de 2025, no Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa, o Diploma de Boa Vontade à artista brasileira Maria de Fátima Palha de Figueiredo, internacionalmente reconhecida como Fafá de Belém.
A cerimónia, organizada pelo Secretariado Executivo da CPLP e pela Representação Permanente do Brasil junto da CPLP, formalizou o reconhecimento da artista como Embaixadora de Boa Vontade da CPLP, título atribuído em julho deste ano, durante a XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Bissau.
A distinção evidencia a relevância do trabalho da artista Fafá de Belém na promoção da língua portuguesa, da música e das expressões culturais que unem os povos da comunidade lusófona.
Na abertura da cerimónia, Sua Excelência Embaixadora Maria de Fátima Jardim, Secretária Executiva da CPLP, afirmou que a entrega do diploma constitui um tributo à cultura, à arte e à música como instrumentos de união, valorização das identidades e projeção da lusofonia internacionalmente.
A responsável pelo Secretariado Executivo da CPLP assinalou que a cantora Fafá de Belém dará visibilidade à cultura e à música dos Estados-membros da CPLP, utilizando a sua voz e sensibilidade para reforçar os laços culturais entre as nações de língua portuguesa.
Referiu ainda o compromisso da artista com causas ambientais, recordando o papel que desempenhará na COP30, evento global sobre alterações climáticas que reunirá representantes de vários continentes.
Durante a cerimónia, intervieram também Suas Excelências os Embaixadores Artur Silva, Representante Permanente da Guiné-Bissau junto da CPLP e representante da Presidência Pro-tempore da CPLP, e Juliano Nascimento, Representante Permanente do Brasil junto da CPLP.
Nas suas intervenções, ambos realçaram a carreira artística de Fafá de Belém e a sua contribuição para o fortalecimento dos laços culturais e afetivos entre os países de língua portuguesa.
Perante uma plateia composta por diplomatas, familiares da artista e jornalistas, a Embaixadora Maria de Fátima Jardim procedeu à entrega do diploma à nova Embaixadora de Boa Vontade da CPLP, Maria de Fátima Palha de Figueiredo.
Ao tomar a palavra, a artista brasileira afirmou receber a missão “com imensa alegria e sentido de responsabilidade”, considerando que “a cultura e a voz dos povos da CPLP devem ser instrumentos de união, reconhecimento e esperança”.
Outrossim, Fafá de Belém recordou a importância da Amazónia para a identidade brasileira e lusófona, referindo o seu envolvimento em projetos de debate e valorização da região.
Ao culminar da cerimónia, Fafá de Belém dirigiu-se ao Salão Dourado da sede da CPLP, onde falou à imprensa e, em seguida, assinou o Livro de Honra da CPLP.
Participaram na cerimónia, dentre outras personalidades, os Representantes Permanentes dos Estados-membros da CPLP, nomeadamente Suas Excelências António Lima, de Portugal; Stella Zeca, de Moçambique; Esterline Género, de São Tomé e Príncipe; e Laura Abrantes, de Timor-Leste.
Últimas Notícias
-
Secretariado Executivo - CulturaSecretária Executiva recebe mentora da Gala Prémios da Lusofonia
A Embaixadora Maria de Fátima Jardim, Secretária E...
-
Secretariado Executivo - Cultura
Secretária Executiva e Ministra dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe entregam diploma de Embaixadores de Boa Vontade aos Calema
O Secretariado Executivo da Comunidade dos Países ...
-
Secretariado Executivo - Cultura
5 de Maio: Mensagem do Secretário Executivo da CPLP por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa
