CPLP assinala 5 de Maio com debates e momentos culturais
Nota Informativa
A sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) acolheu, a 20 de maio de 2025, várias atividades para assinalar o 5 de Maio - Dia Mundial da Língua Portuguesa e Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, sob o lema “A promoção e difusão da Língua Portuguesa e da diversidade cultural dos Estados-Membros da CPLP: das experiências tradicionais às plataformas digitais”.
Após a sessão de abertura proferida pelo Diretor de Cooperação da CPLP, Manuel Clarote Lapão, em representação do Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, decorreu um momento cultural, com declamação de poesia, por Alice Neto de Sousa, e música, com Edú Miranda e Rolando Semedo.
O primeiro painel da mesa-redonda, sob o lema “A promoção e difusão da Língua Portuguesa e da diversidade cultural dos Estados-Membros da CPLP: das experiências tradicionais às plataformas digitais”, contemplou a moderação e alocução de abertura de João Neves, Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), e a participação de David Capelenguela, escritor de Angola, Durval de Barros, conselheiro da Missão do Brasil junto à CPLP, Matilde Santos, presidente do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, e de Florbela Paraíba, embaixadora e presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal.
O período da tarde iniciou-se com um momento cultural patrocinado pela Embaixada de Andorra em Lisboa, contemplando a intervenção da embaixadora Olga Gelabert Fabrega, a declamação de poesia, por Manoella de Calheiros, e música, pelo cantor Juli Barrero.
Os Observadores Associados da CPLP integraram a sessão seguinte a este momento cultural, com uma mesa-redonda subordinada ao tema ““O papel das novas tecnologias e plataformas digitais no reforço da promoção e difusão da Língua Portuguesa: o contributo dos Observadores Associados da CPLP”. Neste painel, participaram a Embaixadora do Canadá, Élise Racicot, a Diretora do Escritório da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho, pela Embaixada de Irlanda, Rita Jorge, pela Embaixada da Turquia, İmren Gökçe, e pela Embaixada da Hungria, Ernesto Rodrigues, com moderação do assessor Miguel Levy, do Secretariado Executivo da CPLP.
Depois deste painel, aconteceu a atuação de guitarra clássica, pelo artista de nacionalidade romena/portuguesa, Titus Isfan, organizado pela Embaixada da Roménia em Lisboa, e contando com a presença da embaixadora, Daniela Gîtman. Após este momento cultural, a Embaixada da Hungria em Lisboa promoveu uma apresentação do professor Ernesto Rodrigues sobre a Língua Portuguesa na Hungria (1977-2025), a inauguração da exposição de pintura “Endre Bartos – 1930-2006” e uma mostra de literatura húngara em português. O momento contou com a presença da Embaixadora da Hungria em Portugal, Emília Fábián.
Conforme o programa, seguiu-se a apresentação do Plano de Atividades da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP, pelo responsável pela Cultura na União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Rui Lourido. Nesta sessão, com a presença do Secretário-Geral da UCCLA, Luís Campos Ferreira, foi ainda apresentado o vencedor do «Prémio Revelação Literário – UCCLA e Câmara Municipal de Lisboa - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa», Claúdio da Silva. A terminar este momento, Hélder Oliveira declamou poemas do poeta angolano Viriato da Cruz.
Sucedeu-se o anúncio dos vencedores do concurso de artigos sobre o espaço da lusofonia, pelo Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
O painel seguinte contou com moderação de Arlinda Cabral, do Secretariado Executivo da CPLP, e a participação de Representantes das Comissões Temáticas dos Observadores Consultivos da CPLP, nomeadamente, Rui Lourido, pela União da Cidades Capitais Língua Portuguesa, Nelma Fernandes, pela Confederação Empresarial da CPLP, Jorge Braga de Macedo, pela Academia das Ciências de Lisboa, José Manuel Pedreirinho, pelo Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa, e Raquel Flores, pela Associação Internacional das Comunidades de Língua Portuguesa.
O evento terminou com a apresentação do livro «Antê óla, bila, Toti - Até breve, Toti» de Américo Rodrigues e Isabel Mota, com ilustração de Osvaldo Reis. Trata-se de uma obra bilingue de caráter infantil, escrita em santome-forro e português.
A CPLP comemora o 5 de maio - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, instituído pela XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade, desde o ano de 2009. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) proclamou esta data como Dia Mundial da Língua Portuguesa, em novembro de 2019.
Últimas Notícias
-
5 de Maio
Diretor Executivo do IILP aborda «Entre o local e global: língua portuguesa e diversidade na era digital»
A sede da Comunidade dos Países de Língua Portugue...
-
5 de Maio
5 de Maio celebra Língua Portuguesa e Diversidade Cultural: das experiências tradicionais às plataformas digitais
O Dia Mundial da Língua Portuguesa e Dia da Língu...
-
5 de Maio
Rede Escolas Amigas da CPLP promove ação de formação de escrita e literatura
A Rede Escolas Amigas da Comunidade dos Países de...