Sessão Solene em São Tomé assinalou 5 de Maio

5 de Maio
Nota Informativa

A sessão solene do 5 de Maio - Dia Mundial da Língua Portuguesa e Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, em 2025, decorreu na cidade de São Tomé.

 

Na ocasião, participaram o Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, a Ministra santomense da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior, Isabel Abreu, e o Director-Geral da CPLP, embaixador Armindo Fernandes.

 

Durante a sessão, na qual estiveram presentes representantes dos Estados-Membros da Comunidade, os participantes destacaram a “importância da língua portuguesa como elo cultural e instrumento de cooperação entre os países lusófonos. A solenidade também serviu como palco para reafirmar o compromisso com a promoção da diversidade cultural e do intercâmbio entre os povos que integram a CPLP”, referiu o Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe – organizador da sessão solene.

 

A sessão solene contemplou, também, uma alocução do músico brasileiro Vinícios Terra, momentos de danças tradicionais, com o Grupo Legi Tela, e um desfile de moda, pela estilista Antonieta Almeida.

 

Recorde-se, a CPLP celebra, desde 20 de julho de 2009, o «5 de Maio - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP», instituído pela XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP. Após articulações político-diplomáticas da CPLP e dos seus Estados-Membros, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) proclamou esta data como «Dia Mundial da Língua Portuguesa», em novembro de 2019, reconhecendo o papel e a contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas, destacando que o Português é a língua mais falada do hemisfério sul e a língua oficial de organizações regionais e da Conferência Geral da UNESCO.

 

Últimas Notícias

Ver todas