X Bienal de Jovens Criadores CPLP
Nota Informativa
A cidade de Cascais acolhe a X Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sob o tema “Uma questão de Língua”, organizada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.
De acordo com o IPDJ, “num conceito de residência artística permanente, que terá início com a chegada dos participantes das nove delegações CPLP, e sob o tema Uma questão de língua, esta edição inclui uma mostra de trabalhos da autoria dos jovens criadores, residências artísticas, oficinas de formação, conversas e uma visita guiada pelo centro histórico de Cascais, animada por diferentes manifestações artísticas e pelos mentores convidados”.
A Bienal de Jovens Criadores da CPLP tem por objetivo a promoção de intercâmbios culturais, a divulgação e exposição de obras de arte e diferentes disciplinas artísticas, bem como a valorização da criatividade e da diversidade cultural dentro da comunidade lusófona. As atividades serão mediadas por um grupo de mentores constituído por artistas, músicos, designers, curadores e escritores, nomes de referência no mercado da arte em Portugal e países lusófonos.
As atividades decorrerão entre o auditório da Casa das Histórias Paula Rego, a Cisterna, Cidadela de Cascais e o centro histórico da vila. O espaço da Cidadela de Cascais estará aberto ao público geral, bem como a visita guiada no centro histórico da cidade.
A mostra dos trabalhos dos jovens artistas e a residência artística permanente, terão lugar Cisterna, Cidadela de Cascais, entre os dias 13 e 16 de novembro. O artista plástico Francisco Vidal e a escritora Djamilia Pereira de Almeida, serão os mentores da residência artística que decorre ao longo de cinco dias.
No dia 13 de novembro, às 18 horas terá lugar no auditório da Casa das Histórias Paula Rego a sessão de abertura da X Bienal Jovens Criadores CPLP com a apresentação de Ana Sofia Martins, participação musical de Selma Uamusse e direção de arte de Cândida Pinto. Este momento é precedido, na parte da manhã, pela sessão oficial de boas-vindas de todos os participantes e visita inaugural da X Bienal de Jovens Criadores CPLP.
No dia 14, junta-se à mentoria desta Bienal, a curadora Cristiana Tejo, cofundadora do Espaço NowHere Lisboa e coautora do Guia do Artista Visual, para uma oficina de formação na criação de portefólios artísticos, no auditório da Casa das Histórias Paula Rego.
O dia 15 conta com a presença da responsável de curadoria da X Bienal de Jovens Criadores CPLP, Helena Mendes Pereira, para uma discussão intitulada “Curadoria e Artivismo”, mediando de seguida a conversa com a convidada e artista Ângela Ferreira. As conversas terão lugar no Mercado da Vila, a partir das 15h00.
No último dia de evento, dia 16, pelas 10 horas, o centro Histórico de Cascais acolhe uma visita guiada, animada pelos jovens artistas participantes nesta bienal e seus mentores. Às 15 horas, contamos com a presença do fotógrafo e artista Edson Chagas, para uma conversa sobre Cinematografia e fotografia na Cisterna, Cidadela de Cascais. Pelas 17 horas terá lugar o último momento desta bienal com a inauguração do resultado das residências artísticas permanentes e respetiva sessão de encerramento”, refere o IPDJ.
Adotada pela I Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP realizada em Portugal, em 1996, a Bienal de Jovens Criadores é um espaço de diálogo e intercâmbio cultural e artístico entre jovens, que se realiza de dois em dois anos em um dos países membros da CPLP.
Últimas Notícias
-
Cultura
IILP celebra 35º aniversário “Com a língua portuguesa, a aproximar pessoas”
O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (II...
-
Cultura
VIII Edição da Gala Prémios da Lusofonia
A VIII Edição da Gala Prémios da Lusofonia decorre...
-
Cultura
Xanana Gusmão lança livros na sede da CPLP
No âmbito da visita oficial do Primeiro-Ministro d...